segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aulas de Tai Chi Chuan

Olá turma! :)
Estou muito satisfeito com a evolução da turma nas aulas de Tai Chi Chuan - e olha que só temos "mesmo" menos de 30 minutinhos de prática em cada aula ... :(
Confesso que fiquei bastante impressionado com as declarações por escrito do pessoal que participou da última aula apenas como observadores, achei de uma profundidade e sensibilidade que denotam a compreensão deste tema.
No entanto, não posso deixar de ressaltar que apenas a prática efetiva é que realmente traz os benefícios mencionados no "papel" e, portanto, reforço o convite para que todos venham a sentir na prática o que alguns dos colegas já vem percebendo, como sensações de "leveza", "arrepios", "tranquilidade", "estabilidade", "equilíbrio", etc.
Grande abraço!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fim das oficinas de lutas

Olá pessoal! Enfim terminamos as oficinas da temática Lutas. Espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa nova.
Vocês conseguiram perceber as diferenças e semelhanças entre as três práticas (Capoeira, Tai Chi Chuan e Kung Fu)?
Tentem lembrar das origens de cada uma destas práticas: Afro-brasileira e Chinesa, procurando relacionar com as vivências que fizemos, identificando com quais práticas vocês sentem uma maior identificação.
Lembram das formações nas aulas: círculos, filas, etc.? Sobre a disciplina e protocolos de cada uma das práticas? Sobre as velocidades de execução e os focos de cada prática: respiração, força, velocidade, flexibilidade, etc.?

Espero que tenham percebido o quanto esta temática tem relação com as nossas vidas, que é repleta "lutas". Compreendido que precisamos identificar os momentos de avançar, de recuar e de mantermos firme uma posição, para que possamos evitar o conflito direto, ou pelo menos estarmos preparados quando não houver outra alternativa.
Independentemente da prática que escolherem para seguirmos durante a unidade 2, lembrem-se disso, tentem traçar paralelos para a vida, vivenciando-os através do corpo, forma pela qual os conhecimentos passam a ser naturalmente introjetados.

Por fim, lembrem-se que: "... grandes poderes, trazem grandes responsabilidades...."  :)
Abraços!